NOTÍCIAS

                   

Campanha AMAZOMIX: Estudo dos processos físicos e seus impactos sobre o ecossistema marinho na foz da Amazônia

 

   Uma equipe multidisciplinar de 17 pesquisadores franceses e brasileiros embarcará no dia 27 de agosto até 8 de outubro a bordo do ANTEA, um navio da Frota Oceanográfica Francesa operando pelo Ifremer. Partindo de Caiena, Guiana Francesa, a embarcação navegará para águas brasileiras e irá até a foz do rio Amazonas em mais de 6,000 km para estudar os impactos das correntes, da pluma amazônica e dos processos  de turbulência  sobre o funcionamento do ecossistema marinho.

download.png
WhatsApp%20Image%202021-04-09%20at%2016.

                   

A Professora Flávia Lucena, participou como pesquisadora do mês de abril do boletim mensal promovido pela Embaixada Francesa

 

A professora Flávia Lucena Frédou, que faz parte do departamento de pesca e aquicultura na Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), participou do boletim sobre a cooperação Franco-brasileira como pesquisadora do mês de abril. No documento, a pesquisadora ressalta alguns objetivos importantes do LMI Tapioca: “É um projeto de grande escala que é original de várias maneiras. Reúne mais de uma centena de pesquisadores e estudantes de várias origens porque há oceanógrafos, engenheiros de pesca, biólogos, físicos, estatísticos e geólogos. Mais do que uma abordagem multidisciplinar, este projeto científico também é notável pela importância que dá ao treinamento e divulgação científica.” Atualmente, Flávia é coordenadora do Projeto LMI Tapioca pela UFRPE, e ao longo da carreira estreitou vínculos científicos com uma das principais instituições de pesquisa francesas. Seu trabalho de pesquisa consiste em estudar os sistemas aquáticos e os impactos causados ​​pelas atividades antrópicas nessas áreas, afim de promover uma melhor gestão desses recursos.

                   

Pesquisador Leandro Nolé (UFRPE/Bioimpact – LMI TAPIOCA), participou do evento “O valor da Ciência”, promovido pela Nobel Prize Outreach

 

O pesquisador Leandro Nolé, pós-doutorado em recursos pesqueiros no Laboratório de estudos de impactos antrópicos na biodiversidade marinha e estuarina (BIOIMPACT), participou do evento “O valor da Ciência”, promovido pela Nobel Prize Outreach (comunicação da Fundação Nobel) no dia 8 de abril de 2021. O encontro teve a participação de dois ganhadores do prêmio, Nobel May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012. Estudantes de todo país foram selecionados para participar do diálogo. Pernambuco foi representado por Leandro Nolé, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Erirly Victória Ricarte.

Leandro Eduardo.jpg

                   

Gostaríamos de convidar vocês para participar do lançamento do livro “Fish Bycatch Caught by Shrimp Fisheries in Western Tropical Atlantic” na próxima quinta-feira dia 25/03 às 18:30 aqui no nosso Instagram. 📖 📚

 


A apresentação do livro será feita através de um bate-papo com a Prof. Flávia Lucena Frédou, e contará com a presença dos convidados Prof. Fábio Hazin que é o coordenador do Projeto REBYC, e a autora principal do livro, Rayssa Siqueira Lima.

Além do lançamento do livro, faremos um sorteio de 2 livros! 📢

Para concorrer é muito simples:

▪️Seguir o @bioimpact_
▪️Curtir o post oficial
▪️Marcar 1 amigo nos comentários (não pode ser loja, nem famoso e nem contas fake).
 
 
O resultado sai quinta-feira dia 25 às 18:30 ao vivo aqui na live de lançamento do livro. 🐟 🐠

E mais, teremos uma surpresa para quem participar da live. 🎁 🐡
https://www.instagram.com/p/CMnF0kareLB/?igshid=r89to2rjyjgo

                   

Reportagem com Leandro Nolé ao Diário de Pernambuco
 

Da superfície às profundezas: espécies de peixes transportam carbono e ajudam na regulação climática

 

Muito além do que podemos enxergar em um mergulho, as profundezas do oceano ainda são um grande mistério para a humanidade. Porém, existem pesquisas que se aventuram nessas águas desconhecidas e revelam como a maior migração do planeta pode ser aliada para mitigar os efeitos das mudanças climáticas globais.  Um estudo divulgado pelo Abraços confirmou que, no Nordeste, algumas espécies de peixes transportam carbono da superfície do oceano para as profundezas causando um deslocamento fundamental para regulação do clima e da saúde do planeta.

O trabalho recém-publicado traz informações inéditas sobre a alimentação, habitat e comportamento migratório do peixe víbora, uma espécie de oceano profundo. Os pesquisadores observaram que no Nordeste do Brasil o peixe víbora é muito mais abundante do que se esperava. Além deste estudo, cerca de 207 espécies de peixes foram identificadas até o momento, incluindo novas espécies e organismos que até então não haviam sido encontrados em águas brasileiras. 

JOVEM-EMBAIXADOR-AANCHOR-banner-site-640

                    Embaixadores da juventude All-Atlantic Ocean

No contexto do projeto AANChOR, apoiado pela União Europeia, os embaixadores All-Atlantic são 23 jovens que foram selecionados para participar da primeira escola de verão em Galway, Irlanda, em agosto de 2019. Os jovens embaixadores foram nomeados como indivíduos dedicados a promover o desenvolvimento sustentável do Oceano Atlântico. Entre outros, os embaixadores foram orientados a desenvolver campanhas e alcançar comunidades locais, assim como estudantes e sociedade civil. Além disso, aprenderam a envolver a mídia local e tomadores de decisão na conservação dos oceanos. Nessa ocasião, o aluno de doutorado do Bioimpact, Leandro Nolé Eduardo, foi selecionado para representar tanto o Brasil como o projeto TRIATLAS.

Em fevereiro de 2020, no primeiro All-Atlantic Ocean Research Forum, em Bruxelas, os jovens embaixadores mostraram como alcançaram mais de 5000 pessoas em um curto período. Entre outros, construíram uma rede de colaboradores que esteve presente em mais de 100 eventos ao redor do mundo, promovendo diversas iniciativas de conservação. Os jovens pesquisadores também mostraram um senso de comunidade construído entre si, superando diversas diferenças de idiomas, realidades, locais e áreas de conhecimento.

Também tem vontade de participar? Até 13 de novembro estão abertas as inscrições para a nova chamada de jovens embaixadores.  “Participar da iniciativa é uma oportunidade única, onde aliamos a diversidade de nossas comunidades para traduzir ciência e conservação em entusiasmo, mistério e curiosidade - uma linguagem comum de todas as nações.”

Mais informações:
https://confap.org.br/
allatlanticoceanresearch.eu

REUNIÕES

Screenshot_2020-06-01_BIOIMPACT_(_bioimp
WhatsApp Image 2020-02-13 at 18.51.16.jp
Reunião Rebyc LAC II
10.02.2020
Reunião Projeto Shrimp
12.03.2020
LMI_TAP_CONF2020_4x3_light_jpg1.jpg
reuniao triatlas.jpg
Reunião Projeto Tapioca
05.05.2020
Reunião Projeto Triatlas
07.05.2020
WhatsApp%2520Image%25202020-09-10%2520at
3º Encontro de Coordenadores/Ordenamento da Pesca
10.09.2020
tapioca_Meeting20205.jpg
Reunião Projeto Tapioca
24.11.2020
WhatsApp Image 2021-01-28 at 12.46.54.jp
Reunião Projeto Shrimp
28.01.2021
reunião tapioca 2021.jpeg
Reunião Projeto Tapioca
24.11.2021